Maricá

Goleiros experientes são peças-chave para a temporada do Maricá

Arthur e Julio trabalham forte com o preparador Charles Pais

Charles Pais é responsável pela preparação dos goleiros do Maricá.
Charles Pais é responsável pela preparação dos goleiros do Maricá. |  Foto: Jhonathan Jeferson/Maricá
 

O goleiro é uma posição tão singular no futebol que é preciso de um treinador específico. No Maricá Futebol Clube essa função é exercida por Charles Pais, de 49 anos. Caminhando para duas décadas na função, o profissional é mais um dos integrantes da comissão técnica que está desde 2019 na equipe.

O entrosamento de Charles com o técnico Marcus Alexandra Cravo é tão grande que a decisão final sobre a escalação dos goleiros fica exclusivamente a cargo do preparador da função. Fruto da confiança adquirida ao longo dos anos de parceria.

"A palavra final é do Charles. Dou liberdade sempre. O preparador está junto dos goleiros o tempo todo e pode avaliar quem está em melhor condição física e técnica", explica Marcus.

Charles Paes utiliza da bagagem adquirida ao longo dos anos para lidar com a responsabilidade de escolher o titular da meta no Maricá. E apesar de ter liberdade de decisão, não deixa de estar alinhado com o restante da comissão técnica.

"Tenho bastante tempo na área e há quatro anos voltei a trabalhar com o Marcus. Demos liga, já que pensamos igual sobre como o goleiro tem que jogar. Estou à vontade para decidir, mas vou trocando informações com ele", conta Charles, que está satisfeito com a pré-temporada desenvolvida até aqui.

"Os goleiros se encontram muito bem e estamos procurando realizar um trabalho gradativo, já que tempos competição para o ano inteiro", completa.

Experiência é peça-chave em ano desafiador

O primeiro compromisso do Maricá em 2022 já tem data. O clube encara o Guarani (SP), pela Copa do Brasil, no próximo dia 1º de março. Conforme prevê o regulamento da competição, a classificação é definida através de jogo único. Ter atletas experientes, como os goleiros Arthur (32 anos) e Julio (35), pode fazer a diferença.

"Nossa proposta era de contar com goleiros com maior rodagem. Eles dão sustentabilidade com a experiência que possuem e vão nos ajudar muito dessa forma", explica Charles, que trabalhará com a dupla de arqueiros pelo segundo ano seguido.

"Sem dúvidas isso facilita. Encaixei bem o trabalho com o Arthur e também com o Julio. Eles têm um bom conhecimento do nosso trabalho e por isso buscamos manter para esse ano", completa.

Marcus Alexandre Cravo também comemora a manutenção dos seus goleiros mais experientes para 2022 e ressalta a inteligência e comprometimento de ambos.

"A permanência deles deixa o trabalho encaminhado. Os dois goleiros ajudam também na recepção e entrosamento dos mais novos, fazendo a inserção deles no modelo de jogo. São goleiros inteligentes e que se ajudam muito, independente de quem esteja jogando", declara.

O Maricá segue em preparação de olho na partida contra o Guarani, que acontecerá em 1º de março, às 16h, no Estádio Elcyr Resende, em Saquarema. Uma vitória por qualquer placar garante a classificação aos maricaenses.

< Criança atacada por pitbull recebe alta em São Gonçalo Cláudio Castro e Eduardo Cunha visitam templo religioso em São Gonçalo <